Aproveitando a Semana da Luta Antimanicomial, a equipe de Saúde Mental, da Secretaria Municipal da Saúde, realiza nesta quinta (18) e sexta-feira (19) uma série de ações para conscientização da população e apresentação das atividades desenvolvidas pelo CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) guaçuano.
Todas as ações vêm acontecendo no Shopping Boulevard, com entrada franca sempre das 10h00 até às 22h00.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
De acordo com a programação preparada, em ambos os dias, o público poderá conferir promovida uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais que atuam no CAPS, como oficinas de artesanato e terapêutica.
Além disso, serão exibidos banners explicando sobre o que é a luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental e sobre os serviços que são desenvolvidos no município.
Nesta quinta serão realizadas apresentações de Lian Gong e musicoterapia. Já na sexta, a partir das 10h30, ocorrerá uma dança circular e às 16h00 uma apresentação de teatro.
As apresentações culturais serão feitas pelos usuários que frequentam os serviços de saúde mental, acompanhados pelos profissionais responsáveis.
O Movimento da Luta Antimanicomial tem como objetivo a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e o combate a ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental.
O dia 18 de maio é lembrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um movimento iniciado pelos profissionais de saúde mental de todo o país.
“Nós trabalhamos pelo bem-estar do paciente com sofrimento mental. Esse movimento criou serviços, como os CAPS, as residências terapêuticas e os tratamentos mais humanizados para esses pacientes que precisam desse apoio. Ainda existe muito preconceito com aquele paciente que é esquizofrênico, que tem depressão. Esse movimento serve para mostrar que eles têm direito de estar na sociedade, ter um tratamento digno e ter uma boa qualidade de vida”, comentou a coordenadora do setor de Saúde Mental, Jane Fernandes Papa.
Ao longo dos dois dias de atividades, responsáveis pelo evento receberão doação de leite integral para a Santa Casa de Mogi Guaçu.