O avanço dos novos casos confirmados de dengue ao longo da última semana fez com que Mogi Guaçu atingisse a marca de 515 registros este ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18) pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde.
O boletim epidemiológico aponta que no período de sete dias – entre 11 e 18 de maio – foram confirmados 74 novos casos, elevando em 16,78% o total de pessoas infectadas no município desde janeiro.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O maior índice da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti concentra-se no bairro das Chácaras Alvorada com 82 casos, o que representa quase 16% de todos as confirmações ocorridas na cidade até aqui.
Na sequência, encontram-se o Jardim Ypê Pinheiro com 47 casos e o Jardim Guaçuano com 30 casos, totalizando 77 casos na região da Zona Norte, e depois, o Jardim Canaã com 53 casos, localizado na Zona Leste de Mogi Guaçu.
O aegypti, também transmissor da chikungunya e zika vírus.
Com o avanço da doença, a orientação da Vigilância Epidemiológica é que o paciente com sintomas procure atendimento médico. Entre os sintomas estão: febre, dor de cabeça, vômito e dores no corpo.
“Ela deve procurar, o quanto antes, um médico ou um posto de saúde mais perto de casa e informar sobre esses sintomas”, disse a bióloga da VE, Cristiana Monteiro Ferraz.
Cristiana comentou que as ações de combate à doença continuam, como panfletagem e visitas de casa em casa para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
“A dengue se inicia em um pequeno lugar que junta água. Se o cidadão em sua casa não tiver nada que possa parar água, não precisaremos de inseticida nem de hospital e ninguém vai ficar doente. Verifique sua casa e elimine os criadouros”, alertou.
A recomendação é que a população inclua nas rotinas domésticas ações como verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem fechadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, limpar a bandeja externa da geladeira, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, entre outras ações.