Doses já estão disponíveis nas 21 unidades guaçuanas - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Ag.Brasil
publicidade

Dois dias após o anúncio do Ministério da Saúde da liberação da vacinação das pessoas acima de 18 anos com a Pfizer Bivalente contra Covid-19, as unidades de saúde de Mogi Guaçu iniciam nesta quarta-feira (26) a aplicação do imunizante.

A confirmação da ampliação do público no município foi feita no final da tarde desta terça-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

De a cordo com a pasta, inicialmente, são aproximadamente 9 mil doses a disposição dos guaçuanos, em todas as 21 UBSs (Unidades de Saúde) da cidade. A expectativa é de que com a ampliação do público, novas doses sejam encaminhadas ao município nos próximos dias.

A vacinação acontece em período integral em 11 postos de segunda à sexta-feira das 8h00 às 16h00, sendo: UBS Guaçu Mirim, UBS Zona Sul, UBS Centro de Saúde, UBS Centro Oeste, UBS Zona Norte, UBS Zaniboni I, USF Zaniboni II, USF Santa Cecília, USF Ypê Pinheiro, UBS Martinho Prado Júnior e USF Chácaras Alvorada.

Nas unidades USF Hermínio Bueno, USF Eucaliptos, USF Rosa Cruz, UBS Ypê II, USF Alto dos Ypês, USF Guaçuano, USF Fantinato, USF Santa Terezinha, USF Chaparral e USF Suécia, a aplicação ocorre também de segunda à sexta-feira, porém das 8h00 às 10h45 e das 13h00 às 15h30.

Não há necessidade de agendamento prévio, porém para receber a dose da vacina que também age contra variantes da síndrome respiratória é necessário já ter completado o ciclo de imunização com as vacinas monovalentes há pelo menos 4 meses.

A enfermeira e coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica, (VE), Aline Roberta Leme, comentou que a liberação da imunização a todos os adultos faz parte de um esforço para aumentar a proteção contra a Covid-19 e para alavancar a cobertura vacinal.

“Até o momento, a vacinação com doses bivalentes se limitava a grupos prioritários com maior exposição ou risco de hospitalização e morte pela doença. Agora, a população em geral poderá reforçar a proteção contra a Covid-19 e, assim, ampliaremos a cobertura vacinal em toda a cidade”, mencionou.

A imunização com a Pfizer Bivalente contra a Covid-19 continua para os idosos acima de 60 anos e de pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão em todas as unidades de saúde, assim como, para grávidas e puérperas (até 45 dias de puerpério) e os profissionais da saúde.

Também continua sendo realizada a imunização contra a doença para os bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças entre 5 e 11 anos, que completaram o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses.