Em meio a onda de ataques em escolas registradas recentemente, as escolas da rede municipal de ensino terão a implantação de um sistema de segurança que irá operar de forma integrada com a Central de Monitoramento que está em fase final de implantação.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (05) pela Prefeitura, que anunciou ainda o início das operações da Central, instalada na Praça Antônio Giovani Lanzi, a Praça da Capela, para ainda neste mês de abril.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Todo o sistema faz parte do projeto da Muralha Digital, que irá operar sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública e fará também o monitoramento de pontos estratégicos da cidade para coibir a combater os crimes no município.
Segundo a Prefeitura, o sistema que será implementado nas escolas irá funcionar como uma espécie de ‘botão de pânico’, que irá alertar a Central de Monitoramento sobre eventuais riscos nas unidades.
“É um aplicativo que será interligado com o nosso sistema de segurança, como se fosse um botão de segurança, e as escolas, por sua vez, poderão nos acionar a qualquer momento ou ao identificarem qualquer ato suspeito. É um reforço a mais para nossas escolas utilizando a tecnologia que iremos usar no videomonitoramento”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Henrique da Silva Gomes.
Além do reforço na segurança nas escolas, o sistema também fará o monitoramento 24 horas por dia do município. Neste primeiro momento por um conjunto de total de 48 câmeras de alta definição.
O monitoramento será feito por uma equipe de guardas civis municipais, que passarão por treinamento, diretamente da Central de Monitoramento, onde as chamadas de urgência passarão a ser atendidas. “Mogi Guaçu ficará mais segura e monitorada 24 horas pelas forças de segurança. Seguiremos trabalhando e avançando, dia a dia em projetos que beneficiam a todos os guaçuanos, inclusive já estamos pensando na ampliação do projeto de videomonitoramento”, destacou o prefeito Rodrigo Falsetti (PSD).
Os equipamentos permitirão ainda leitura instantânea de placas de veículos, identificando automaticamente, por exemplo, a passagem de carros roubados, clonados e outras irregularidades.
A Prefeitura já assinou termo de convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Município e Estado vão desenvolver ações conjuntas voltadas à prevenção do crime e da violência por meio da mútua cooperação técnica para a gestão, operacionalização e compartilhamento de imagens e sistemas de imagens, dados e sistema de dados de interesse da segurança pública – Detecta.
O acordo permitirá com que os dados sobre a segurança pública do município sejam compartilhados entre a GCM (Guarda Civil Municipal), PM (Polícia Militar), Polícia Civil e o sistema de trânsito local que vão trabalhar em conjunto tanto para a recuperação de veículos quanto para projetos de prevenção junto à população.