Doses já estão sendo disponibilizadas nas 21 unidades locais - Foto: Divulgação
publicidade

De acordo com cronograma anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir desta segunda-feira (20) as UBSs (Unidades de Saúde) guaçuanas iniciam a aplicação da vacina Pfizer Bivalente em gestantes e puérperas.

O imunizante estará a disposição do novo público em todas as 21 unidades. Para receber as doses, é necessário apresentar um documento que comprove a condição, como, por exemplo, cartão pré-natal, declaração do nascido vivo ou certidão de nascimento do bebê para a confirmação do estado.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Aline Roberta Leme, explicou que a vacinação contra a Covid-19 durante a gravidez e puerpério tem sido recomendada.

“As gestantes e puérperas com 12 anos ou mais devem receber o imunizante bivalente em qualquer período gestacional. Além disso, todas as puérperas no período até 45 dias após o parto também são consideradas como grupo prioritário para vacinação”, comentou.

A aplicação ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h00 às 15h30. As exceções ficam por conta das unidades da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior, onde a vacinação acontece no horário das 8h00 até às 17h00.

A vacinação da Pfizer Bivalente também segue disponível para os idosos a partir de 60 anos e de pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos.

Para receber a dose de reforço, é necessário ter completado o ciclo vacinal com os imunizantes monovalentes para, então, receber a dose da bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

A Secretaria Municipal de Saúde segue disponibilizando as vacinas contra Covid-19 sem a necessidade de agendamento para para todos os demais públicos.