Iniciativa foi lançada oficialmente em encontro realizado nesta quinta-feira - Fotos: Divulgação
publicidade

Numa união de forças da FEAG (Federação das Entidades Assistenciais Guaçuanas) e órgãos da administração municipal, a campanha para estimular a doação de recursos para as entidades locais ao invés da conceção de esmolas para pessoas em situação de rua foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (02).

A campanha que conta com o slogan ‘trocados alimentam vícios, apoio transforma vidas’ foi oficialmente apresentada em um evento realizado no plenário da Câmara Municipal, com a presença de representantes de instituições estabelecidas na cidade, vereadores e representantes de secretarias municipais.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Conforme enfatizado durante o evento, a ação visa reduzir o número de pessoas em situação de risco nas ruas e aumentar o atendimento delas por programas sociais.

Além de mensagens pontuais, panfletos serão distribuídos, recomendando que toda ajuda das pessoas sensibilizadas com o tema seja destinada à FEAG.

Durante o encontro desta quinta, foram destacados dados da busca ativa pelas pessoas em situação de rua é trabalho rotineiro da equipe do programa Segurança, Cidadania e Acolhimento, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Um balanço foi apresentado dos atendimentos realizados no período de 2021 até a presente data. Foram feitas 1.234 abordagens, muitas delas reincidentes, das pessoas em situação de rua.

Deste total, 51 aceitaram o acolhimento e outras 82 retornaram para suas cidades de origem. Outros 24 foram encaminhadas para internação psiquiátrica e 12 conseguiram a reinserção familiar.

Ainda segundo os números expostos, há uma estimativa de que a cidade conta com cerca de 170 pessoas nestas condições.