Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, apenas quatro crianças foram levadas às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) guaçuanas no primeiro dia de aplicação da vacina Pfizer Baby, nesta segunda-feira (06).
O início da vacinação das crianças 6 meses e 11 anos teve uma procura muito abaixo da esperada pelas autoridades locais, que efetuaram a distribuição das doses recebidas na última semana para todos os 21 postos de saúde da rede municipal.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Ainda segundo o balanço, além das quatro doses iniciais do imunizante destinado aos pequenos, outras duas crianças receberam a terceira dose do antígeno Pfizer Pediátrica.
De acordo com a pasta, Mogi Guaçu tem 2.079 crianças na faixa etária de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias. Já o público na faixa etária de 5 a 11 anos para receber a terceira dose é estimado em 15.008 crianças.
A enfermeira e coordenadora de imunização da VE, Aline Roberta Leme, comentou que os postinhos de saúde do munícipio estão preparados e prontos para receber o público destes grupos e, mesmo assim, os pais e responsáveis não levaram as crianças para vacinar. “O número e a baixa procura nos surpreenderam e, desta forma, será muito difícil imunizar toda a população de bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, assim como, aplicar a dose de reforço em crianças de 5 a 11 anos de idade”, disse.
Crianças entre 5 e 11 anos, que completaram o esquema vacinal primário, com a 1ª e 2ª doses, há pelo menos quatro meses, já podem tomar o reforço da vacina. E os bebês de 6 meses a 2 anos e 11 meses já podem ser levados aos postinhos de saúde para dar início à proteção contra a Covid-19. Para a criança ser vacinada, os responsáveis devem apresentar documento com foto de identificação do menor (preferencialmente CPF) ou certidão de nascimento, cartão do SUS e caderneta de vacinação.
Aline Roberta Leme ressaltou a importância dos pais e responsáveis levarem os filhos para se vacinar, especialmente, com as doses de reforço, para o enfrentamento à doença. “Desta forma, evita-se os casos mais graves, internações e, até mesmo, os óbitos. Temos observado que muitas crianças não retornaram para receber a 3ª dose de reforço, o que é fundamental nesse trabalho de enfrentamento contra a Covid-19”, comentou.
A imunização é realizada segunda a sexta-feira das 8h00 às 10h45 e das 13h00 às 15h30 nas unidades Centro de Saúde, Hermínio Bueno, Eucaliptos, Guaçu Mirim, Rosa Cruz, Centro Oeste, Ypê II, Ypê Pinheiro, Alto dos Ypês, Guaçuano, Zona Norte, Zaniboni II, Zaniboni I, Fantinato, Santa Terezinha, Chaparral, Suécia e Chácaras Alvorada.
Já nas unidades da Zona Sul e Santa Cecília, assim como na do Distrito de Martinho Prado Júnior, o horário de atendimento é das 8h00 às 17h00.