A aplicação de doses da Pfizer Bivalente nas pessoas a partir de 70 anos e de indivíduos imunossuprimidos acima de 12 anos começa a ser realizada nesta terça-feira (28) em Mogi Guaçu.
O imunizante contra Covid-19 com ação também nas subvariantes ômicron estará disponível em todos os postos de saúde da rede municipal.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
As doses estarão sendo oferecidas de segunda à sexta-feira das 8h00 às 10h45 e das 13h00 às 15h30. A exceção fica por conta das unidades da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior, onde o horário de atendimento é das 8h00 até às 17h00.
Nesta primeira fase, o Governo do Estado de São Paulo destinou cerca de seis mil doses para Mogi Guaçu. “A Secretaria Estadual de Saúde adiantou ainda que a população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas lotes da Pfizer Bivalente ao município”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Mogi Guaçu, Aline Roberta Leme.
Para receber a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca) e ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.
“Esse é um reforço importante para estes grupos prioritários, que que são os mais vulneráveis. A pessoa imunizada, com os reforços em dia, tem menos chance de desenvolver as formas mais graves da doença”, destacou a enfermeira.
A Secretaria Municipal de Saúde segue disponibilizando as vacinas contra Covid-19 sem a necessidade de agendamento para pessoas com idade a partir dos 12 anos. É importante ressaltar que a pasta também continua imunizando bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e de reforço em crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
Crianças entre 5 e 11 anos, que completaram o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses, podem tomar o reforço da vacina. E os bebês de 6 meses a 2 anos e 11 meses também podem ser levados aos postinhos de saúde para dar início à proteção contra a doença. Para a criança ser vacinada, os responsáveis devem apresentar documento com foto de identificação do menor (preferencialmente CPF) ou certidão de nascimento, cartão do SUS e caderneta de vacinação.