Segundo a coordenação dos trabalhos do Censo em Mogi Guaçu, o município ainda não alcançou 90% de cobertura dos trabalhos, por isso o número de telefone 137 está sendo disponibilizado para os trabalhos possam ser concluídos.
O Disque-Censo está operando em todo o Brasil, sob responsabilidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e atendendo a população diariamente das 8h00 às 21h30.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Através da central telefônica, a população que ainda entrevistada pelos agentes censitários poderão responder o questionário e as informações coletadas incorporadas à base de dados locais.
A coordenadora censitária de subárea do IBGE, Mayra Moutinho, contou que o Disque-Censo é inédito na história dos censos demográficos do IBGE e que o número 137 é um telefone disponibilizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e configura como um serviço de utilidade pública.
“As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias, incluindo finais de semana e feriados das 8h00 às 21h30”, disse.
O serviço é voltado às famílias aonde nenhum de seus membros respondeu ao Censo. “O serviço está sendo disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular”, acrescentou a coordenadora.
Com a implementação do número telefônico, a expectativa é de que a fase final da coleta das informações seja agilizada.
Segundo Mayra, a justificativa para o retrocesso na evolução do processo é a reabertura de alguns setores onde o índice de recusa estava muito alto onde moradores não queriam responder ao questionário. “Sem dúvida, a maior dificuldade foi na recusa de cidadãos que não responderam à pesquisa, o que impactou no tempo de coleta e prejudicou a mão de obra dos recenseadores”, mencionou.