Ação educativa irá ocorrer das 8h00 até às 12h00 - Foto: Divulgação
publicidade

Ao longo da manhã da próxima terça-feira (17), a Renovias e a Secretaria Municipal de Segurança estarão abordando os motociclistas que estiverem trafegando pela Avenida Bandeirantes em uma ação educativa.

O pedágio para orientação dos condutores de motocicletas terá como foco a entrega de material educativo alertando para os riscos que as linhas com cerol representam e efetuando a instalação gratuita de antenas corta-linha nos veículos.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

O equipamento será ofertado aos condutores, que se autorizarem já saíram do local com o item de segurança devidamente afixados.

Os profissionais da Renovias estarão efetuando a instalação do item que, segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a utilização de antena corta-linha é obrigatória para motociclistas que trabalham com moto frete.

“Esse equipamento tem ação efetiva. A antena evita que os motociclistas sejam lesionados, mutilados ou até percam a vida”, salienta Alberto Correia Junior, coordenador de atendimento da Renovias.

Além disso, os agentes de trânsito estarão orientando os motociclistas em relação aos cuidados para se evitar acidentes com as linhas com cerol, que pode acabar sendo fatal, tendo já feito vítimas em Mogi Guaçu.

A iniciativa deverá se estender até por volta das 12h00.

No estado de São Paulo, a Lei nº 17.201, de 2019, proíbe o uso do cerol em linhas de pipas. A lei inclui ainda qualquer outro material cortante aplicado à linha e abrange ao uso, a posse, a fabricação e a comercialização da mistura cortante.

Caso a lei seja descumprida, a pessoa responsabilizada deverá pagar uma multa de R$ 1.326,50. No caso de descumprimento por parte de estabelecimentos, a multa pode chegar a R$ 132 mil.