Eleito em um processo de escolhe antecipado, realizado ainda em abril, o vereador Jéferson Luís (PSDB) assumiu oficialmente a presidência da Câmara Municipal no domingo (01), mas sua posse pública ocorrerá em cerimônia agendada para esta quinta-feira (05).
O ato de instalação da nova composição da Mesa Diretora do Legislativo local será realizado a partir das 19h00, no Plenário da Casa.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Além do presidente para a segunda metade da atual legislatura, também estarão assumindo os cargos para o período 2023/2024 os vereadores Delegada Judite Oliveira (PL) – 1ª vice-presidente; Dr. Fernandinho Marcondes (MDB) – 2º vice-presidente; Lili Chiarelli (Republicanos) – 1ª secretária; e Luís Zanco Neto (PL) – 3º secretário.
Licenciado para ocupar o cargo de secretário municipal de Saúde, Luciano da Saúde (PL) foi eleito 2º secretário. Mas não será instituído na função e a escolha de seu substituto deverá ocorrer na primeira sessão ordinária do ano.
A cerimônia de instalação da Mesa Diretora é aberta ao público e deverá contar com a presença de diversos integrantes da administração municipal.
Apesar de eleito com ampla maioria dos votos, nove dos 11 possíveis, nos bastidores o processo de escolha do novo presidente acabou sendo agitado.
As movimentações passaram longe da definição do nome. Se mantiveram em relação ao período de realização da eleição, já que a Lei Orgânica previa inicialmente apenas em dezembro e uma nova redação, fruto de um projeto proposto pelo próprio Jeferson Luís, antecipou a definição para a terceira sessão ordinária do mês de abril.
Mas apesar de eleito quase sete meses antes de assumir a função, o parlamentar cumpriu o compromisso assumido de não interferir na gestão do então presidente Guilherme da Farmácia (Cidadania) e se manteve à parte das questões administrativas da Casa.