
Uma solenidade agendada para às 10h00 desta sexta-feira (06) marcará a inauguração da Base Avançada da GCM (Guarda Civil Municipal) no Jardim Fantinato.
A entrega da Base de Segurança ’Inspetor GCM Paulo Eduardo Archangelo’ coloca ponto final a uma série de queixas e reivindicações em torno da obra que se encontrava abandonada a cerca de oito anos havia sido um dos compromissos assumidos pela atual gestão durante as eleições de 2020.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Localizada na Avenida José Augusto Caveanha, a estrutura que fazia parte de um projeto do então prefeito Dr. Paulo Eduardo de Barros, o Dr.Paulinho, quando o atual vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel era secretário municipal de Segurança e acabou sendo abandonada depois que o projeto naufragou.
Construída em 2014, desde então chegou a ser alvo de depredações e pichações. O processo de recuperação já vinha se arrastando por vários meses e nesta sexta o local colocado a disposição da GCM.
Operacionalmente, a unidade funcionará como uma espécie de ponto de apoio para as equipes em patrulhamento pela região e permitirá a presença da corporação de maneira mais próxima dos moradores da Zona Norte.
Para o comandante da GCM, Elzio Romualdo, a unidade terá papel importante dentro das estratégias de segurança e reforça o papel de policiamento comunitário.
“É um instrumento importante que, dentro dos recursos que dispomos hoje, tiraremos o melhor proveito possível. Aproximando ainda mais a Guarda Municipal da população e também servindo como um importante ponto de apoio aos guardas durante as rotinas de patrulhamento”, resumiu.
Ainda segundo o comandante, o plano de trabalho para o melhor aproveitamento da Base será ajustado conforme a demanda verificada no dia-a-dia.
Há ainda planos para que o município conte outra base. Os estudos ainda estão sendo realizados, mas um dos locais cogitados é na região da Chácaras Alvorada.
A homenagem ao inspetor Paulo Eduardo Archangelo foi definida em comum acordo entre a Secretaria Municipal de Segurança, GCM e Gabinete. O agente homenageado faleceu em julho de 2020, aos 59 anos, vítima de complicações depois de contrair a Covid-19.