Um tipo de golpe que tem se popularizado cada vez mais, desta vez teve o prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) como alvo: a associação indevida da imagem a um número não reconhecido de celular.
O alerta foi dado pelo próprio chefe do Executivo, por meio de suas redes sociais, nesta segunda-feira (26). O número (19) 9.9813-6680 foi exposto por Falsetti acompanhado de uma mensagem de advertência aos seguidores.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
“Estão usando minha foto com o número de celular acima que não é o meu”, alertou o prefeito com o objetivo de evitar a aplicação de qualquer tipo de golpe por meio de sua imagem pública.
Ainda segundo a publicação, as medida cabíveis já haviam sido tomadas.
Ao menos por enquanto, não veio a publico qualquer tipo de golpe que tenha sido consumado ou mesmo tentativas através do número, com os estelionatários se fazendo passar por Falsetti.
A imagem utilizada de forma indevida é a mesma que o prefeito utiliza em suas contas públicas nas redes sociais.
Legalmente, o caso se enquadra como crime de fraude eletrônica ou estelionato, que, conforme o caso, pode resultar e prisão por até 8 anos.
Também há possibilidade de ação na esfera civil, tanto por parte daqueles que tiveram sua imagem utilizada indevidamente quanto pelas eventuais vítimas com prejuízo financeiro.
A reportagem do GUAÇUAGORA, a Secretaria de Comunicação Social explicou que o Boletim de Ocorrência foi realizado. Ainda segundo a pasta, esta não e a primeira vez que o prefeito foi vítima deste tipo de golpe.
(Matéria atualizada às 20h30 de 27 de dezembro de 2022)