Convênio permitirá o acesso aos dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado ao Município - Foto: Divulgação
publicidade

Mogi Guaçu teve oficializada sua adesão do Sistema Detecta, operado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e que mantem um amplo banco de dados com informações das forças de segurança.

O convênio com validade por cinco anos foi publicado na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial do Estado e garante sinal verde para que as informações possam ser utilizadas pela Muralha Digital Guaçuana, que será operada pela GCM (Guarda Civil Municipal), auxiliando nas ações da corporação, assim como à PM (Polícia Militar) e Polícia Civil.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

O Detecta permite que os policiais tenham acesso aos dados do RDO (Registro de Ocorrência), IIRGD (Instituto de Identificação), Sistema Operacional da Polícia Militar, Fotocrim (Sistema de Fotos Criminais), além de dados de veículos e de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

“Nós vamos utilizar o Sistema Detecta no Muralha Digital, fruto de um trabalho nosso junto ao Governo do Estado. Vai nos ajudar quando a Muralha Digital iniciar a operação no município com informações de veículos furtados e roubados, de pessoas desaparecidas e procuradas. Informações de interesse de segurança pública que serão compartilhadas entre o Estado e o Município”, explicou o prefeito em exercício e um dos envolvidos diretos com o projeto da Muralha Digital, Major Marcos Tuckumantel (PSDB).

O sistema de vigilância eletrônica está em fase de implantação na cidade, com expectativa de começar a operar em 2023. Em sua primeira fase, serão instaladas  36 câmeras que permitem leitura instantânea de placas de veículos, identificando automaticamente, por exemplo, a passagem de carros roubados, clonados e outras irregularidades. “Nada dispensa o policial, nada dispensa a lei, mas a tecnologia é essencial e o Detecta vai colaborar com essa situação”, reforçou.