O Governo do Estado de São Paulo divulgou a tabela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2023 nesta terça-feira (20) com um reajuste médio de 10,77%.
Ainda segundo o governo estadual, o prazo para pagamento parcelado foi alterado, agora sendo possível fracionar o imposto entre três e cinco parcelas, dependendo do valor definido. Já o pagamento em cota única, no mês de janeiro, dará desconto de 3%.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
São Paulo conta com uma frota de cerca de 27 milhões de veículos, dos quais 17,9 milhões estão obrigados ao pagamento do IPVA e 8,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
A estimativa feita pelo governo é de que a arrecadação com o imposto atinja R$ 23,4 bilhões em 2023.
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados continuam inalteradas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.
Para realizar o pagamento do tributo estadual, o proprietário do veículo pode utilizar a rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).
O pagamento poderá ser feito também pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento, nos guichês de caixa ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.
O calendário de vencimento do IPVA paulista também já foi fixado, conforme tabela abaixo: