Servidores da Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidos nesta segunda-feira (19) para efetuar a revisão e atualização do Plano Municipal de Intensificação/Contingência, Assistência, Vigilância e Controle de Arboviroses.
O encontro foi o primeiro do grupo com a presença do novo secretário municipal de Saúde, Luciano Firmino Vieira, o Luciano da Saúde, e teve como foco a adoção de novas medidas para controlar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti responsável pela transmissão dengue, chikungunya e zika, doenças classificadas como arboviroses.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Além do responsável pela pasta, a reunião mobilizou profissionais responsáveis pela Vigilância em Saúde, Visa (Vigilância Sanitária) e VE (Vigilância Epidemiológica) e pessoal técnicos dos departamentos.
“Buscamos traçar parâmetros para enfrentar as arboviroses. As discussões possibilitam esclarecer dúvidas e nortear os passos que adotaremos na Saúde com a importante e fundamental participação de todos”, resumiu o secretário.
A preocupação das autoridades é com a intensificação das chuvas no Verão, o que favorece o surgimento de criadouros do mosquito transmissor das doenças.
Assim, além do apelo para que a população faça a eliminação dos focos de água parada, o pedido é para que, ao sentirem sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e manchas avermelhadas, devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para uma avaliação médica.