Pela segunda vez consecutiva, o Brasil cai na Copa do Mundo nas quartas de final. Nesta sexta-feira (09), diante da Croácia, em Doha, no Catar, a Seleção Brasileira não passou pelas cobranças de pênaltis e viu o sonho de alcançar o hexacampeonato em 2022 ir embora.
O time comandado pelo técnico Tite sofreu para converter sua superioridade em gols, acabou empatando sem gols no tempo regulamentar e em 1 a 1 na prorrogação, saiu na frente com Neymar e sofreu a igualdade com Petkovic, mas levou a pior nos pênaltis por 4 a 2.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O Brasil não conseguiu quebrar o tabu contra europeus em mundiais. Desde que foi campeã pela última vez, em 2002, a Seleção foi eliminada por adversários do Velho Continente em todas as edições: França, em 2006, Holanda, em 2010, Alemanha, em 2014, e Bélgica, em 2018.
Nas penalidades, Rodrygo bateu para defesa do goleiro croata e Marquinhos viu a bola parar na trave para comemoração dos atuais vice-campeões do mundo.
Agora a Croácia aguarda o vencedor do confronto entre Holanda e Argentina, que acontece também nesta sexta, para saber quem enfrentará na semifinal da Copa do Mundo, na próxima terça-feira (13), às 16h00, no Estádio Lusail.
O Brasil teve dificuldades no primeiro tempo. Ao contrário das oitavas de final, Neymar e companhia não tiveram espaço para criar oportunidades de perigo e sofreram com a marcação dos croatas. A primeira chance, no entanto, veio aos quatro minutos, quando Vinícius Jr arriscou de fora da área, mas Livakovic fez a defesa sem dar rebote.
Para a etapa final, os brasileiros voltaram mais ativos e por pouco não abriram o marcador nos minutos iniciais. O goleiro Livakovic conseguiu parar as principais conclusões brasileiras para segurar a igualdade nos 90 minutos.
Na prorrogação, a Croácia assustou no comecinho, mas foi o Brasil que saiu na frente. Neymar tabelou com Rodrygo na entrada da área e desta vez driblou o goleiro croata para balançar as redes: 1 a 0.
Mas, no segundo tempo da prorrogação, a Croácia conseguiu buscar o empate, Petkovic recebeu livre na entrada da área, bateu para o gol e contou com o desvio de Marquinhos para vencer Alisson.
Nas cobranças de pênaltis, a Croácia foi 100% e fechou a contagem em 4 a 2 para se garantir na semifinal.