A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu boletim nesta terça-feira (27) com as cidades classificadas como em estado de atenção em razão do volume de chuvas acumuladas ao longo dos últimos dias, incluindo Mogi Guaçu.
Der acordo com o órgão, o índice pluviométrico acumulado desde domingo (25) é de 101,4 milímetros, o que favorece o registro de pontos de alagamentos, bem como deslizamento de terra e quedas de muros, entre outros incidentes relacionados ao encharcamento do solo.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Outras nove cidades da Coordenadoria Regional de Campinas também foram incluídas na lista de risco. Na Baixa Mogiana, Itapira também foi relacionada, com acumulado de chuvas de 107,2 milímetros.
O índice guaçuano é o quarto mais elevado da região, atrás apenas de Itapira, Campinas (104,8 mm) e Vinhedo (122,3 mm).
O estado de atenção ocorre quando o município registra ao menos 80 mm de chuva em três dias.
No caso de Mogi Guaçu, não há registros oficiais de danos causados pelas chuvas. Nesta segunda-feira (26) queda de uma árvore de grande porte acabou ocorrendo na região central, mas oficialmente ainda não há qualquer manifestação de que ela tenha ocorrido em razão das chuvas, embora o encharcamento do solo seja uma possibilidade.