Numa transação de aproximadamente R$ 40 milhões, a antiga Fundição Balancins foi adquirida pela Castertech Fundição e Tecnologia, empresa que integra o grupo Randon.
A aquisição ocorreu durante leilão judicial realizado recentemente e depende apenas da homologação de seu resultado, conforme nota divulgada nesta sexta-feira (04).
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
A unidade instalada no quilômetro 178 da Rodovia Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340) faz parte do processo de recuperação judicial que a Balancins vem passando.
A própria Randon anunciou a operação, que projeta uma elevação da sua capacidade de fundição de peças. “Com mais esta aquisição, a companhia objetiva aumentar a capacidade instalada de fundidos e usinados, ampliando a atuação nesse mercado, que está em franco crescimento, impulsionado pelos setores automotivo e do agronegócio”, explicou a Randon em um comunicado.
No pacote, além do imóvel, todas as instalações industriais também foram incluídas. Com a estrutura já instalada e os ajustes que ainda deverão ser realizados no parque fabril, a estimativa é de que em torno de 23 mil toneladas de material sejam processadas por ano na empresa.
A Castertech já conta com unidades em Caxias do Sul (RS), Schroeder (SC) e Indaiatuba (SP).
De acordo com a Randon, a previsão é de que a unidade entre em operação no segundo semestre do próximo ano. Além do incremento na capacidade de produção, a empresa tem planos de aproveitar a estrutura da Balancins para o desenvolvimento de novas tecnologias de ligas fundidas por meio de nanopartículas.
A Castertech foi fundada em 2009 para atender a demanda que a Randon possuía em soluções no fornecimento de sistemas de rodagem e componentes fundidos e usinados voltados para veículos comerciais, implementos e máquinas agrícolas.
O processo de recuperação judicial da Balancins iniciado em 2018, após uma séria crise financeira que envolveu inclusive seus trabalhadores e já vinha se arrastando há anos.