Doses estarão sendo ofertadas sem a necessidade de agendamento prévio - Foto: Arquivo/Ag.Brasil
publicidade

A aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 em pessoas com idade acima de 25 anos passará a ser disponibilizada nos postos de saúde de Mogi Guaçu a partir desta quinta-feira (13).

A medida foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que adiantou que a vacinação estará ocorrendo em duas faixas de horário, sempre de segunda à sexta-feira, conforme as unidades.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Na UBS Centro de Saúde, USF Hermínio Bueno, USF Eucaliptos, UBS Guaçu Mirim, USF Rosa Cruz, UBS Centro Oeste, UBS Ypê II, USF Ypê Pinheiro, USF Alto dos Ypês, USF Guaçuano, UBS Zona Norte, USF Zaniboni II, UBS Zaniboni I, USF Fantinato, USF Santa Terezinha, USF Chaparral, USF Suécia e USF Chácaras Alvorada o atendimento será das 8h00 às 10h45 e das 13h00 às 15h00.

Já na USF Santa Cecília, UBS Zona Sul e UBS Martinho Prado Júnior a vacinação ocorre das 8h00 até às 17h00.

Para receber a vacina é preciso ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses, apresentar a carteira de esquema vacinal contra a doença e documento pessoal com foto. Não é necessário agendamento.

A enfermeira e coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), Aline Roberta Leme, comentou que todas as pessoas com doses em atraso (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses) devem procurar uma das unidades de saúde e, assim, atualizar o esquema vacinal. “Portanto, o público de 25 anos ou mais, juntamente com os indivíduos maiores de 12 anos, poderão buscar suas doses em qualquer postinho de saúde do município. A população precisa se conscientizar que a imunização contra a Covid-19 é uma batalha diária de todos nós”, disse.

Os postos guaçuanos também prosseguem com a campanha de imunização contra a Covid-19 de livre demanda a partir de 12 anos de idade. Para os adultos estão disponíveis 1ª, 2ª e 3ª doses. A 1ª dose é destinada a qualquer pessoa com mais de 12 anos e a 2ª dose para quem está com o complemento em atraso. Já a 3ª dose é para quem já tomou a 2ª dose há quatro meses e a partir dos 12 anos.

A 5ª dose contra a doença para pessoas imunossuprimidas com idade a partir de 18 anos também está liberada. Os imunossuprimidos habilitados a tomar a 5ª são: pessoas em processo de quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; indivíduos portadores de HIV/AIDS; pessoas que fazem uso de corticoides e de drogas modificadoras da resposta imune; pessoas auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Os indivíduos deste grupo devem comparecer nas unidades de saúde e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e atestado médico comprovando a imunossupressão.