Declaração de vitória foi emitida pouco antes das 20h00 - Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil
publicidade

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, foi eleito neste domingo (30), em segundo turno, para assumir seu terceiro mandato na presidência da República.

A confirmação foi feita pelo próprio TSE (Tribuna Superior Eleitoral) pouco antes das 20h00, quando 99,1% das urnas foram apuradas e o petista chegou havia chego aos 50,8% dos votos válidos, não podendo mais ser superado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que registrava 49,2%.

Diferente do primeiro turno, quando o petista havia terminado com uma vantagem de cerca de cinco pontos percentuais na frente do atual presidente, tendo garantido o primeiro lugar bem antes da totalização das urnas, desta vez ambos se mantiveram muito próximos durante toda a apuração.

Bolsonaro até chegou a liderar a disputa na parte inicial da apuração, mas foi superado pelo concorrente e não mais conseguiu retomar a liderança.

Com o resultado final do pleito, Lula é o primeiro presidente a assumir o país em uma terceira gestão. Já Bolsonaro, é o primeiro chefe do Executivo Nacional a não obter a reeleição, desde que ela foi implementada no sistema eleitoral brasileiro.

A campanha entre ambos acabou sendo marcada pela polarização que já vinha se desenhando mesmo antes de ambos iniciarem oficialmente a corrida à presidência.

Nas últimas semanas, os ataques de ambos os lados se acentuaram e a luta por votos ficou parelha, se desenhando no resultado com uma diferença de cerca de dois pontos percentuais.