
Se dentro dos locais de votação guaçuanos o domingo de votação do primeiro turno das eleições 2022 começo com relativa tranquilidade, apesar das filas minutos antes da abertura, para chegar até sua seção o eleitor de Mogi Guaçu se deparou com uma cena que, infelizmente, continua sendo observada: a grande quantidade de santinhos espalhadas pelas ruas próximas aos principais pontos.
A reportagem do GuaçuAgora percorreu alguns colégios onde o pleito acontece e se deparou com a situação, conferindo a presença de material de campanha de praticamente todos os concorrentes locais e das demais cidades da Baixa Mogiana, além de santinhos de candidatos com apoiadores no município.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Foi assim nas imediações das escolas estaduais Ana Maria da Paixão Costa, no Jardim Boa Esperança, e Padre Armani, no Centro, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Cleonice Aparecida da Cruz Kilburn Thielle, no Jardim Alvorada, FEG (Fundação Educacional Guaçuana) e no Cegep (Centro Guaçuano de Educação Profissionalizante).
A Legislação Eleitoral proíbe a prática e a classifica como crime eleitoral. O derramamento de santinhos pode configurar crime eleitoral previsto no art. 39, § 5º, da Lei nº 9.504, desde que flagrado pelas autoridades.
Mesmo realizada na véspera da eleição, o ato caracteriza propaganda eleitoral irregular.
Os locais de votação deste primeiro turno seguem abertos aos eleitores até às 17h00.