publicidade

A Campanha Nacional contra a Poliomielite termina nesta segunda-feira (31). A imunização contra a paralisa infantil é destinada para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de já terem tomado todas as doses de rotina.

Em Mogi Guaçu, a campanha é realizada em todas as 21 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, dentro do expediente das salas de vacinação dos postos.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Nas unidades Centro de Saúde, Hermínio Bueno, Eucaliptos, Guaçu Mirim, Rosa Cruz, Centro Oeste, Ypê II, Ypê Pinheiro, Alto dos Ypês, Jardim Guaçuano, Zona Norte, Zaniboni II, Zaniboni I, Fantinato, Santa Terezinha, Chaparral, Suécia e Chácaras Alvorada o atendimento ocorre das 8h00 às 10h45 e das 13h00 às 15h30.

Já nos postos Santa Cecília, Zona Sul e Martinho Prado Júnior as doses são aplicadas das 8h00 até às 17h00

A enfermeira e coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), Aline Roberta Leme, ressaltou que o objetivo das campanhas é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo dados da VE, até o momento, a cobertura vacinal de crianças contra a poliomielite atingiu 97,66% com a imunização 12.696 indivíduos menores de cinco anos de idade do município.

“É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. As crianças de 1 a 4 anos devem tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Não podemos abrir as portas para doenças, como a paralisia infantil, que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS”, disse.