
Os profissionais da saúde que atuam em Mogi Guaçu começam a receber a partir desta segunda-feira (12) a vacina contra meningite tipo C, de acordo com cronograma anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica.
As doses estão sendo disponibilizadas em todos os 21 postos de saúde instalados na área urbana e zona rural, com o atendimento acontecendo sempre de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 10h45 e das 13h00 até às 15h00.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
A aplicação do imunizante tem como foco proteger o público mais exposto à bactéria transmissora da doença e evitar sua circulação pelo município.
A campanha iniciada agora seguirá em curto até fevereiro de 2023.
Pode ser vacinado qualquer trabalhador da saúde mesmo que esteja com o esquema vacinal completo.
“A única condição é que a última dose tenha sido aplicada há pelo menos quatro semanas”, explicou a enfermeira e coordenadora de imunização da VE, Aline Roberta Leme.
De acordo com ela, todas as pessoas que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, entre outros, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus técnicos e auxiliares têm direito a receber o imunizante.
“A medida serve também para recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e motoristas de ambulâncias”, disse.
A coordenadora ainda destacou que o imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação que atinge o público infantil com até um ano de idade. “São indicadas duas doses para este público em geral aos 3 e 5 meses de idade e um reforço, preferencialmente, com 12 meses”, concluiu.