Problemas começaram a ser relatados no meio da manhã desta quinta - Foto: Marcelo Casal Jr./Ag.Brasil
publicidade

Desde meados da manhã desta quinta-feira (29), usuários de instituições financeiras como Nubank, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, iti e PicPay têm se manifestado nas redes sociais relatando instabilidades na transferência de valores por meio do Pix.

O problema tem sido confirmado pelas instituições e detectado pelas plataformas de monitoramento das transações financeiras digitais, que aponta, instabilidades nos sistemas do próprio Banco Central como possível causa dos problemas.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Há registros de falhas em diversas regiões do estado de São Paulo, além de pelo menos outros cinco estados e no Distrito Federal.

Nas redes sociais, muitas queixas acabaram sendo direcionadas aos canais e contas oficiais das instituições. Perfis oficiais de bancos como Nubank e Itaú reconheceram a instabilidade no sistema.

Até o início da tarde, as causas do problema ainda não haviam sido esclarecidas, mas especialistas vêm apontando uma instabilidade nos serviços da AWS (Amazon Web Services) como uma das possíveis responsáveis.

A plataforma de computação em nuvem da Amazon também vem apresentando instabilidades em seus servidores, segundo usuários. Assim, é possível que as falhas estejam relacionadas.