Mobilizando as secretarias municipais de Cultura, Educação, Esporte e Lazer e Comunicação, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro tem seu retorno garantido para este ano e movimentará a Avenida dos Trabalhadores na quarta-feira (07), a partir das 8h30, na Avenida dos Trabalhadores.
O retorno do ato cívico após as suspensões determinadas nos dois últimos anos por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 foi confirmado pela Prefeitura Municipal, por meio de nota oficial.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Nesta retomada, o desfile marcará as celebrações pelos 200 da proclamação da independência brasileira e terá exaltação ao bicentenário sendo realizado com a participação de diversos grupos locais, por meio do tema ‘Brasil bonito por natureza e gigante em sua essência. 200 anos de Independência’.
Segundo Francisco Carlos Rodrigues, um dos envolvidos com a organização do evento, o público que comparecer na Avenida dos Trabalhadores irá conferir uma apresentação bastante eclética. “Será um desfile bem eclético, diversificado, pois praticamente todos os segmentos da sociedade de Mogi Guaçu estarão representados na avenida. É a festa da democracia, da liberdade que queremos bradar neste 7 de Setembro”, comentou.
Três carros alegóricos estão sendo preparados para reforçar os símbolos nacionais. “O primeiro retratará a bandeira do Brasil, o segundo irá manifestar a beleza do nosso maior cartão postal, o Rio de Janeiro, mostrando as praias e ainda sobre o verde da Amazônia. Já o terceiro carro, abordará a alegria do povo brasileiro por meio das festas de Carnaval e Junina com um casario alusivo a Minas Gerais, berço do ideal de liberdade”, disse.
Entre os grupos que estarão desfilando estão alunos da rede municipal das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), FEG (Fundação Educacional Guaçuana), integrantes do Tiro de Guerra, forças policiais, grupos e clubes locais, além de entidades e corporações musicais.
Antes do desfile, a partir das 8h00, será realizado o hasteamento dos pavilhões brasileiro, paulista e municipal em marcha batida, com execuções dos hinos nacional, da independência e do município pela Banda Sinfônica e Atiradores do TG 02-086.