Baixíssima procura surpreende os responsáveis pela mobilização local - Foto: Divulgação
publicidade

De acordo com números apresentados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a primeira semana de aplicação das doses da vacina contra Covid-19 em crianças3 e 4 anos com comorbidade ou deficiência teve somente seis atendimentos.

As doses do imunizante para este público estão sendo disponibilizadas em todos os postos de saúde, sem a necessidade de agendamento prévio, mas ainda assim a média em todas as unidades é de menos de um atendimento diário.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

A adesão muito abaixo do esperado surpreendeu os responsáveis pela organização da vacinação no município, que já começa a ver como pouco provável uma taxa expressiva de cobertura nesta faixa etária.

O número e a baixa procura nos surpreenderam e, desta forma, será muito difícil imunizar toda a população de 3 e 4 anos com comorbidade e deficiência”, comentou a enfermeira e coordenadora de imunização da VE, Aline Roberta Leme.

O imunizante segue a disposição das crianças em todas 21 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) espalhadas tanto na área urbana quanto na zona rural. O atendimento das salas de vacinação acontece de segunda à sexta-feira, sempre das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h30.

Para a criança ser vacinada, os responsáveis devem apresentar documento com foto de identificação do menor (preferencialmente CPF) ou certidão de nascimento, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Também é necessário apresentar comprovante de condição, como receitas ou relatórios físicos ou digitais desde que haja identificação do paciente, CRM com carimbo do médico e na validade de dois anos de emissão.