Oficialmente, a Primavera terá início às 22h04 desta quinta-feira (22) e segundo as previsões climáticas, a nova estação terá chuva em suas primeiras horas e tendência de redução nas temperaturas nos seus dias iniciais.
Confirmando as previsões climáticas que já vinham sendo feitas desde o início da última semana do Inverno, uma frente fria vinda da região Sul trouxe a chuva em níveis mais elevados para o interior paulista.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Em Mogi Guaçu, pancadas vêm sendo registradas desde a noite de quarta-feira (21) e persistindo em momentos alternados deste dia de mudança na estação.
De acordo com a estação meteorológica do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), até às 17h00, as chuvas acumuladas no município já haviam atingido a marca de 13 milímetros.
Para o primeiro dia da Primavera, o Instituto ClimaTempo não indica a possibilidade de chuvas em Mogi Guaçu, o que deve se manter ao longo do final de semana.
Contudo, as temperaturas entrarão numa tendência de queda, o que também é esperado para as demais regiões do estado de São Paulo.
A Defesa Civil do Estado chegou a emitir um alerta sobre a redução acentuada das temperaturas válida entre sexta-feira (23) e domingo (25).
“A Defesa Civil do Estado alerta que, entre sexta-feira e domingo, uma intensa massa de ar polar avançará no território paulista, provocando queda acentuada de temperatura, havendo momentos de frio intenso, com destaque às regiões mencionadas”, pontuou o órgão.
Há ainda uma advertência relacionada a sensação térmica, que pode ser ainda mais baixa dependendo da região.
Para as cidades incluídas na região de Campinas (SP), onde, geograficamente, Mogi Guaçu está inserida, a previsão é de que os termômetros possam chegar aos 9ºC.