Motoristas que tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) expirando nos setembro e outubro de 2021 poderão realizar neste sábado (17) a renovação do documento durante o primeiro mutirão para este serviço que o Poupatempo estará promovendo.
A data limite para que o procedimento seja cumprido vai até o próximo dia 30.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O atendimento especial mobiliza todas as unidades instaladas no estado de São Paulo, incluindo o Poupatempo de Mogi Guaçu, localizado no Shopping Boulevard.
Contudo, a exemplo do que já ocorreu nos demais mutirões promovidos, o atendimento será exclusivo aos cidadãos que realizarem o agendamento prévio, disponibilizado desde quarta-feira (14).
O procedimento deve ser feito pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.
Os documentos que forem solicitados a partir de agora já serão emitidos no novo modelo da CNH pelo Detran.SP, com mudanças nas características da identidade visual da carteira de motorista, agora em tons de verde e amarelo, e possibilita a inclusão de informações como o nome social, para quem já possui essa opção no RG, filiação afetiva e o uso do código MRZ, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.
Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico.
O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.