Quem reside na região do bairro da Roseira tem se visto as voltas nas últimas semanas com um problema comum em outros pontos da zona rural, mas que até então vinha não ocorria pelas imediações: o descarte irregular e indiscriminado de lixo por parte da população.
O problema já criou uma espécie de ponto viciado, nas margens da Estrada Municipal Vicente Ortiz de Camargo (Estrada da Roseira) no cruzamento com a Estrada Municipal Júlio Colla.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
De acordo os moradores, curiosamente o problema se tornou constante exatamente a partir do momento em que o poder público passou a promover melhorias na região.
O local está inserido no Programa Melhor Caminho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tão logo as primeiras benfeitorias começaram a ser realizadas o depósito de lixo se acentuou.
Imagens realizadas pelos próprios moradores no último final de semana, mostram uma grande quantidade de sacos de lixo deixados no cruzamento entra as duas vias municipais.
Por conter restos de alimentos, os sacos são rasgados por cães que perambulam pelas imediações e o lixo armazenado.
Ainda segundo os moradores, nas proximidades de onde o lixo vem sendo descartado, há uma lixeira que foi instalada exatamente para que os sacos sejam depositados de forma adequada.
Segundo o Código de Posturas o descarte de lixo e outros materiais em local inadequado pode render multa que pode chegar a R$ 1.732, equivalente a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município). Aquele que for flagrado pode ser denunciado pelo telefone (19) 3811-7030 ou pelo email [email protected].