
Aos poucos, o canteiro central da Avenida José Gregório Bento, no Parque dos Eucaliptos 2, vai ganhando uma cara diferente com o plantio de mudas de árvores de diversas espécies.
A ampliação da cobertura verde com plantas de diversos tamanhos que tem chamado a atenção de moradores e pessoas que passam pela via é resultado de um projeto pessoal encampado pelo engenheiro civil Fabrício Eduardo Lopes, 29 anos, morados do bairro.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Há três anos ele vem realizando por conta própria o plantio e a manutenção de cada um dos exemplares, dedicando parte do seu tempo com a abertura das covas para receber o que no futuro será uma nova árvore e assegurando a rega no período de estiagem e os cuidados para assegurar o desenvolvimento das plantas.
Atualmente já são 65 mudas plantadas de espécies típicas da região como pata de vaca, ipê amarelo, ipê roxo, pitangueira, amoreira, jasmim manga, flamboyant mirim e quaresmeira.
“Eu planto sozinho, cuido do canteiro em questão de limpeza e rega das árvores, as guias e sarjetas também. Todos os finais de semana vou regando uma por uma com galões de cinco litros”, conta Lopes que costumeiramente é visto aos finais de semana dedicando atenção ao projeto iniciado em 2019.
E no que depender do seu desejo pessoal, o trabalho deverá aumentar. Segundo o engenheiro, até dezembro a meta é incorporar pelo menos 20 novas mudas ao total que se espalham pelo canteiro que separa os dois sentidos de trafego da avenida.
De acordo com ele, mais do que assegurar uma cobertura vegetal maior na região, a iniciativa é uma forma de fazer a sua parte em favor do meio ambiente, que já começa a retribuir a dedicação. “As pessoas não ligam, a natureza é meio descartada pela população na maioria das vezes. Mas estou fazendo minha parte porque os passarinhos e os insetos agradecem em geral. Tanto é que, já tem dois ninhos de beija-flor nos ipês, isso é a maior satisfação que tive”, comemora.
Satisfeito com os resultados e otimista de que em breve conseguirá preencher toda a avenida com árvores, ele garante que a tarefa é prazerosa e vai de encontro com um gosto pessoal, contribuindo para o ecossistema de maneira geral. “Sempre gostei de plantas e da natureza, gosto de admirar os pássaros e os insetos. Tudo que faço é para eles”, disse.
Com a natureza já respondendo de forma positiva a dedicação, Lopes torce para que sua iniciativa entusiasme pessoas em outros pontos da cidade e a expectativa é de que com várias ações individuais o número de trechos mais coloridos e vivos possam se multiplicar por Mogi Guaçu. “O cuidar da natureza é o dever de todos. Faça sua parte, plante uma árvore”, afirma o engenheiro.