Para ampliar a capacidade de atendimento, o Hospital Municipal ‘Dr. Tabajara Ramos’ abriu nesta sexta-feira (08) as operações de um novo aparelho mamógrafo.
O equipamento é resultado de um novo contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde com uma OS (Organização Social) que começou a vigorar recentemente.
De acordo com a pasta, atualmente não há pacientes aguardando o procedimento, porém, um equipamento com maior capacidade irá manter a demanda por exames de mamografias em equilíbrio.
A fila foi zerada no ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde a partir da realização de mutirão que marcou a programação do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.
No último mês de abril, a cidade recebeu a carreta da mamografia do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado e cerca de 550 atendimentos foram realizados, suprindo a demanda reprimida.
O agendamento dos exames continua sendo realizado de forma presencial, diretamente no Setor de Radiologia do Hospital Municipal.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, com um aparelho de maior capacidade, eventuais aumentos de demanda evitarão que as mulheres necessitem se deslocar para outros municípios para a realização do exame.