publicidade

Assim como já ocorreu em 2019 e 2021, neste ano Mogi Guaçu foi novamente escolhida como uma das sedes para a realização do Festival Paralímpico, promovido pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

A confirmação foi recebida pela SEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), assim como o anúncio da retomada do evento no mês de setembro.

A etapa guaçuana do evento que ocorrerá de maneira simultânea em 98 cidades brasileiras ocorrerá no ginásio esportivo Carlos Nelson Bueno (Furno) no Parque Cidade Nova.

O local receberá estudantes entre 7 e 17 anos que poderão participar de três diferentes atividades esportivas: atletismo, tênis de mesa e badminton.

Segundo o CPB, o Festival tem visa proporcionar às crianças e jovens portadores ou não de deficiência vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. A meta para este ano é atender 14.000 participantes em atividades esportivas lúdicas, com uma média de 150 crianças por núcleo.

O evento ocorre em setembro por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro).