Aplicação das doses ocorrerá pelo sistema de livre demanda a todos os públicos - Foto: Divulgação
publicidade

Oito unidades de saúde estarão de portas abertas neste sábado (16) dentro da mobilização para aplicação das doses da vacina contra Covid-19 organizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a pasta, o atendimento ocorrerá pelo sistema de livre demanda, sem a necessidade de agendamento prévio, dentro dos grupos atendidos em cada uma das dosagens.

Duas faixas de horário foram definidas para o atendimento ao público. A imunização irá acontecer no período das 8h00 às 15h00 nos postos Zona Norte, Ypê Pinheiro, Ypê II, Zaniboni I, Zona Sul e Martinho Prado.

Já nos postos Chácaras Alvorada e Hermínio Bueno, o atendimento ocorrerá das 8h00 até às 12h00.

“Nós percebemos que diminuiu a procura, mas as ações continuam, a fim de que possamos aumentar nossos índices e, principalmente, que o munícipe fique em dia, inclusive com as doses de reforço”, comentou Tathiana Póvoa de Faria, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

A 1ª dose é destinada a qualquer pessoa com mais de 5 anos e a 2ª dose para quem está com o complemento em atraso. Já a aplicação de reforço, 3ª dose, está disponível para as pessoas que tomaram a segunda dose há quatro meses. Neste momento, a aplicação da 4ª dose de reforço contra a Covid-19 está sendo feita em adultos acima dos 40 anos e profissionais da Saúde.

Para receber a imunização é necessário um intervalo de, no mínimo, quatro meses da última dose.

Também no sábado será feita a imunização da 5ª dose contra a Covid-19 em pessoas imunossuprimidas a partir de 50 anos de idade. Os indivíduos deste grupo devem comparecer nas unidades de saúde e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e atestado médico comprovando a imunossupressão.