Um total de 280 servidores e funcionários das OSCs (Organizações de Sociedade Civil), que atuam nos CEIs (Centros de Educação Infantil), as creches municipais, iniciaram nesta quinta-feira (28) uma capacitação para atendimento de primeiros socorros.
As instruções estão a cargo da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que em ambos os dias estará focando nas questões práticas do atendimento ao público infantil em situações corriqueiras e que o atendimento adequado pode ser fundamental para a saúde das crianças.
A capacitação foi dividida em quatro turmas. Nesta quinta pela manhã ela foi ministrada para 70 servidores e outros 70 funcionários da administração municipal no período da tarde.
Na sexta-feira (29) será a vez das funcionárias das OSCs, que também estarão divididas em duas turmas com 70 participantes cada.
O treinamento acontece no auditório das Faculdades Integradas Maria Imaculada, na área central da cidade.
“Neste retorno do recesso escolar optamos por realizar esse treinamento de primeiros socorros para os profissionais que atuam diretamente com o público menor e que são mais vulneráveis. Mas nossa meta é estender essa parceria com o Samu, para que outros servidores da educação infantil e até do fundamental também recebam essas informações”, explicou Paulo Paliari, secretário municipal de Educação.
As instruções explicam como agir em acidentes envolvendo animais peçonhentos (aranhas, escorpiões), traumas, instruções práticas de massagem cardíaca e respiração boca a boca, e procedimentos como desengasgar e amenizar queimaduras.