Dez unidades de saúde estiveram funcionando para atender a população com as doses da vacina contra a Covid-19 no último sábado (25), mas o número de pessoas que procuraram o imunizante ficou muito abaixo da expectativa projetada pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o órgão, ao longo do dia em que estiveram sendo ofertadas doses para todos os públicos relacionados pelo Ministério da Saúde, foram vacinadas 1.608 pessoas.
Em razão do início da aplicação da 5ª dose para imunossuprimidos a partir de 50 anos de idade e a 4ª dose para todos aqueles com mais de 40 anos, o número de atendimentos foi considerado à quem do projetado, o que preocupa os responsáveis pelas ações de vacinação na cidade.
“O índice registrado na ação de sábado ficou abaixo das expectativas de imunização contra a doença neste grupo, assim como, de forma geral”, avaliou a enfermeira da VE de Mogi Guaçu, Tathiana Póvoa de Faria.
Ainda de acordo com ela, “as pessoas não estão completando o esquema vacinal de cobertura contra a doença e, isso, acaba tornando-se um complicador, uma vez que o vírus continua circulando e atuante causando internações, quando não pior com casos de óbitos”.
Até a publicação da matéria, a pasta ainda não havia confirmado a realização de uma nova ação especial para a aplicação do imunizante neste sábado (02), mas a expectativa é de que mais uma vez as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) realizem o atendimento especial.
Até esta segunda-feira (27), o município já havia contabilizado a aplicação de 338.513 doses contra a Covid-19 desde o início da campanha em janeiro de 2021.
Deste total, foram aplicadas 132.808 unidades referente a 1ª dose do imunizante e 124.407 da 2ª dose. A 3ª dose teve 69.703 aplicações e outras 4.099 unidades da dose única. A 4ª dose da vacina teve 7.496 aplicações.