
Qualquer pessoa com idade acima de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe nas 21 unidades de saúde de Mogi Guaçu a partir desta quarta-feira (22).
A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde, após orientação feita pelo governo estadual.
As doses da vacina contra influenza já estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família), sendo necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço de residência.
A decisão de ampliação para o público em geral foi tomada como forma de ampliar cobertura vacinal contra as síndromes gripais. A aplicação prosseguirá acontecendo até que o estoque das doses já disponibilizadas se esgote.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o quadro atual da cidade em relação aos casos de gripe é “preocupante”.
De acordo com balanço parcial apresentado pela pasta, a cobertura local nas crianças entre seis meses e cindo anos era de 34,2%, com 2.844 doses aplicadas num público estimado em 8.315 pessoas. Já entre os adultos dos grupos prioritários, a taxa estava 77,3%, com 19.563 doses em uma população estimada em 25.296 indivíduos.
Pessoas que se encontram acamadas também serão imunizadas. Para isso, familiares ou responsáveis deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para informar nome completo, idade e endereço para o agendamento da aplicação das vacinas.
A vacina contra a gripe é trivalente e protege contra três cepas do vírus influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B.