As obras de recuperação do Centro de Educação Ambiental Francisco Mendes, o Parque Chico Mendes, foram oficialmente entregues na manhã desta sexta-feira (10) em um evento que contou com a presença de alunos de escolas da rede municipal e autoridades locais.
Embora ao longo da semana o espaço já tivesse recebido a visitação dos estudantes da Escola de Educação Infantil Nova Geração, as primeiras visitas oficiais após as obras executadas no local só ocorreram após o cerimonial oficial.
Além do prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania) e vereadores, secretários municipais também estiveram presentes no ato que colocou fim aos anos em que a unidade de educação ambiental permaneceu fechada ao público.
Além de uma nova identificação visual para facilitar o passeio dos visitantes, ao longo das últimas semanas o Parque Chico Mendes passou por uma série de melhorias para a retomada de visitas guiadas.
Foram feitas adequações de acessibilidade, limpeza, remoção de vegetação antiga, instalação de bancos, corrimãos e escadas, pavimentação em cimento de parte da trilha, contenção às margens do lago e recuperação de ponte de pedestres.
“Desde quando fui vereador já cobrava a reabertura desse lindo espaço que, infelizmente ficou fechado por anos. Vamos manter um trabalho rotineiro de manutenção aqui e vamos receber os alunos para um trabalho forte de educação ambiental”, comentou Falsetti.
Por enquanto, a visitação ficará restrita a estudantes e grupos que faram visitas monitoradas dentro do projeto de educação ambiental que a SAAMA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente). A pasta está elaborando estudos para que o público em geral possa aproveitar o local revitalizado.
“Essa retomada com as visitas guiadas é o primeiro passo para promovermos a educação ambiental e outras ações serão colocadas em prática, sendo que a meta é a reabertura para a população em benefício do bem-estar de todos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Vanzella Sartori.
Com quase 30 mil metros quadradoa, o Parque Chico Mendes foi inaugurado completou 30 anos no último mês de maio. A APA (Área de Preservação Ambiental) conta com vegetação natural, nascente que forma três lagos.
Sua vegetação favorece a presença de aves e animais de pequeno porte. Porém, as espécies em cativeiro foram abolidas.
As escolas interessadas na visita guiada podem entrar em contato com a SAAMA pelo telefone 3811-7040.