Acordo formalizado nesta quinta deverá beneficiar principalmente a zona rural da região de limite entra as cidades - Fotos: Divulgação
publicidade

Visando a realização de ações preventivas na área da segurança de forma conjunta, Mogi Guaçu e Espírito Santo do Pinhal formalizaram nesta quinta-feira (23) o Termo de Cooperação entre suas GCMs (guardas Civis Municipais).

O ato que oficializou a medida ocorreu durante encontro que reuni o prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania), a prefeita Cristina Brandão (Podemos), os secretários municipais de Segurança Paulo Henrique da Silva Gomes e Joaquim Leme, responsáveis pelas corporações guaçuana e pinhalense, respectivamente, o comandante da GCM local Elzio Romualdo e guardas de ambas as cidades.

A atuação conjunta entre as GCMs das duas cidades tem sido alvo de conversas e tratativas há mais de dez anos, porém sem avanços.

Desta vez, agora amparada por uma lei aprovada recentemente na Câmara Municipal, a atuação em regime de cooperação entre a Guarda guaçuana e a de outras cidades limítrofes, o acordo com a corporação pinhalense foi concretizado.

A atuação conjunta deverá favorecer principalmente os bairros das zonas rurais de ambos os municípios.

“Temos uma Guarda atuante e temos feito gestão para aprimorá-la e equipá-la cada vez mais, colocando nossos projetos em prática. Entre eles, o início do monitoramento e também a realização de um concurso público”, comentou o prefeito Falsetti.

O Termo de Cooperação firmando com Pinhal foi o primeiro do gênero. Em breve, o mesmo compromisso será firmado com outras cidades que fazem limite com Mogi Guaçu.

“É uma importante iniciativa voltada ao fortalecimento da segurança pública em toda a região”, reforçou o chefe do Executivo guaçuano.