A instalação do ponto piloto para testes do sistema da Muralha Digital foi realizada nesta sexta-feira (24) pela empresa MultiWay, integrante do Consórcio Mogi Guaçu Mais Segura, no trecho da Rua XV de Novembro próximo ao cruzamento com a Avenida Marechal Castelo.
No entanto, o procedimento acabou confundi diversas pessoas que trafegavam pelo local durante a instalação, gerando dúvidas e questionamentos de que se tratava da implantação de um radar para controle de velocidade.
Ao longo da sexta, em diversos grupos de mensagens, fotos e vídeos acabaram sendo circulando no sentido de alertar os motoristas para que se atentem a velocidade no trecho.
Os esclarecimentos só vieram no final da tarde, quando a Prefeitura emitiu nota informando a respeito da instalação da câmera de teste no local.
De acordo com a administração, a instalação de um ponto para testes do sistema está prevista no edital publicado na segunda-feira (20) para contratação da empresa responsável pela implantação da primeira fase do sistema, orçada em R$ 2,1 milhões.
A medida integra os procedimentos de habilitação técnica das concorrentes.
A Muralha Digital é um sistema de monitoramento inteligente que visa a identificação de veículos irregulares e o controle de atividades nos espaços supervisionados em tempo real, oferecendo mais segurança à população e mais ferramentas de combate à criminalidade.
Parte das câmeras que integrarão o sistema farão a leitura instantânea de placas de veículos, identificando automaticamente, por exemplo, a passagem de carros roubados, clonados e outras irregularidades.
Os pontos de monitoramento serão instalados em pontos estratégicos, como entradas e saídas do município, principais avenidas e pontos de maior movimentação de pessoas.