Aplicação da segunda dose de reforço ocorrerá de acordo com a disponibilidade de Estados e Municípios - Foto: Divulgação
publicidade

O Ministério da Saúde decidiu intensificar a campanha destinada a incentivar a população a completar o ciclo vacinal contra a Covid-19 e liberar a segunda dose de reforço (ou quarta dose) para as pessoas que têm a partir de 40 anos de idade.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20).

De acordo com a pasta, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação. A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Entre a população de 40 a 49 anos apta a receber os imunizantes, apenas 8,53% já tomou a primeira dose de reforço.

Em razão dos baixos índices de imunização com as doses de reforço, peças publicitárias que serão veiculadas em várias mídias para conscientizar a população.

Apesar do anúncio realizado pelo Ministério, a aplicação da dose adicional de reforço na população seguirá uma agenda que será definida por Estados e Município, conforme a disponibilidade de doses em estoque.

Para receber a quarta dose, será necessário um intervalo de pelo menos quatro meses em relação a aplicação a primeira dose de reforço.