
O Inverno de 2022 teve seu início oficial às 6h14 desta terça-feira (21) e se estenderá até às 22h04 do dia 22 de setembro.
A estação mais fria desta temporada terá o fenômeno La Niña atuando diretamente no comportamento do clima, mas segundo os meteorologistas, desta vez seus efeitos serão sentidos com uma intensidade mais moderada, na comparação com anos anteriores.
Em razão dela, as temperaturas na faixa central e leste do Oceano Pacífico, entra as costas do Peru e do Equador, o volume de chuvas para nossa região deverá ficar ligeiramente abaixo da média.
Segundo os meteorologistas do Instituto ClimaTempo, para este Inverno um número maior de frentes frias poderá avançar pela faixa costeira do Sul e Sudeste brasileiro. No entanto, para nós, a influência delas não será tão grande.
A primeira onda de frio do Inverno é esperada para a virada entre os meses de junho e julho. Após ela, mais duas ondas são aguardadas: a primeira ainda dentro da primeira quinzena de julho e a segunda no final do mês.
Durante o mês de agosto, existe a expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade possa ser registrada, dando adeus a temporada de frio no país.
O destaque para setembro será a rápida elevação de temperatura com previsão de onda de calor na segunda quinzena do mês.