
Inserido num programa de ampliação de procedimentos realizados na sua rede, o AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) de Mogi Guaçu passará a realizar a partir desta sexta-feira (01) exames para o diagnóstico do câncer de intestino e de câncer de pele.
A medida foi anunciada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que listou um total de seis unidades da região de Campinas que passará a contar com o mesmo procedimento – Campinas, Piracicaba, Amparo, Santa Bárbara D’Oeste e Limeira.
De acordo com a secretaria estadual, o atendimento não será realizado por livre demanda. Os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas de saúde dos municípios que integram a área de abrangência do AME.
A previsão é que seja definida uma agenda exclusiva para o tratamento oncológico, com prazo para o diagnóstico reduzido de 90 para 45 dias para câncer de pele, e de 90 para 30 dias para tumores intestinais.
“Todos os encaminhamentos se darão por intermédio da atenção primária, pelos municípios, que farão encaminhamento pela Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) responsável por promover a regulação para localizar a unidade de referência que garanta o pleno atendimento da população”, pontuou a Secretaria.
Além de reduzir o tempo de espera por este tipo de procedimento, a inclusão das unidades da AME na rede dia diagnóstico dos dois tipos de câncer também permite uma demanda menor de investimentos por parte do Estado.
A estimativa é de que os investimentos necessários para o aparelhamento das unidades representem apenas 20% do que seria necessário para a implementação da rede de diagnóstico em novos hospitais.