Obra iniciada em outubro de 2018 será entregue oficialmente nesta quinta-feira - Fotos: Divulgação
publicidade

Com obras iniciadas em outubro de 2018, o Centro de Radioterapia do Hospital Municipal ‘Dr. Tabajara Ramos’ será inaugurado nesta quinta-feira (26), em cerimônia marcada para às 10h00.

O projeto custeado pelo Ministério da Saúde a um com recursos de R$ 5,5 milhões, com equipamentos adquiridos pelo próprio HM, através de verbas do Governo Federal, irá atender o público regional.

Além dos pacientes guaçuanos, pessoas em tratamento com câncer Mogi Mirim, Itapira, Estiva Gerbi, São Sebastião da Grama, Mococa e Casa Branca também estarão sendo atendidos na unidade. O projeto foi dimensionado para atender a um público de cerca de 500 mil habitantes.

O direcionamento será feito pelo sistema de regulação de cagas do DRS (Departamento Regional de Saúde) de São João da Boa Vista. A capacidade inicial será de 600 atendimentos por ano, com perspectivamente de ampliação gradual.

“Nesse primeiro momento, após um grande trabalho para que todas as autorizações fossem dadas para o funcionamento e adequações necessários no prédio, o Centro de Radioterapia irá atender sete municípios com uma demanda esperada de 600 pacientes por ano. Porém, a própria DRS já iniciou conversas para que esses números sejam ampliados”, explicou o superintendente do Hospital Municipal, Wagner Cezaroni.

Juntamente com a confirmação da solenidade de inauguração, a superintendência da unidade anunciou também o início dos atendimentos para 1 de junho.

Além da aparelhagem, uma equipe multidisciplinar foi contratada para atuar de forma terceirizada no atendimento aos pacientes. Ela ficará responsável pelo atendimento aos 30 pacientes guaçuanos que realizam o tratamento de radioterapia e os das demais cidades atendidas.

“Atualmente, temos 30 pacientes de Mogi Guaçu que fazem tratamento em outros municípios e, agora, eles serão atendidos na própria cidade. Vamos atender pacientes com tumor na mama, ginecológicos, cirurgia geral e urológica”, informou Cezaroni.