
A partir de domingo (01) a Defesa Civil de Mogi Guaçu, seguindo as orientações do governo estadual, estará iniciando as ações em torno da Operação Estiagem e Operação Corta Fogo.
A equipe do órgão local participou na terça feira (26) do treinamento voltado a prevenção de desastres e avaliação de risco nos municípios.
De acordo com a coordenadoria municipal de Defesa Civil, todas as ações implementadas até o final de setembro visam minimizar os riscos de propagação de fogo em áreas verdes tanto no perímetro urbano quanto na zona rural.
“O objetivo da Operação Estiagem é prevenir ao máximo desastres naturais ou acidentes provocados pelas pessoas, minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas, reabilitar e recuperar áreas deterioradas”,
Explicou o presidente da Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil), Gildézio Cezário.
Além da definição de medidas em caráter emergencial, a definição de parcerias com órgãos e instituições locais tanto na atuação preventiva quanto na união de forças para o atendimento das eventuais ocorrências que surgirem.
Recentemente, a Defesa Civil ratificou a parceria com o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e secretarias municipais para a logística de pessoal, equipamentos e com água de reuso não potável para o combate aos focos de incêndio.