Chuvas terão comportamento distinto ao longo dos próximos meses - Foto: GuaçuAgora
publicidade

Oficialmente, o Outono no hemisfério sul começará às 12h00 deste domingo (20), mas Mogi Guaçu já amanheceu com um clima mais cinzento.

Coincidentemente, a troca de estação ocorre no mesmo dia em que a anunciada frente fria começa a influenciar na temperatura na cidade, que deverá ter os termômetros variando entre 21ºC e 26ºC, a menos máxima de março. O Instituto ClimaTempo aponta a possibilidade de 90% de chuva no município, com o acumulado podendo chegar aos 9 milímetros

E estes primeiros dias da nova estação serão marcados com a passagem de duas frentes frias pela região, o que poderá provocar chuvas com maior intensidade e a sensação de frio em alguns dias, mesmo sem o registro de baixas temperaturas.

Para o interior paulista, abril tende a ser marcado por chuvas abaixo da média histórica e temperaturas mais amenas do que a registrada em março, mas ainda não suficientes para trazer o frio.

De acordo com as projeções meteorológicas, os termômetros só devem baixar mesmo a partir do mês de maio.

As primeiras ondas de frio com maior intensidade são esperadas ainda na primeira quinzena do mês, que naturalmente terá pouca quantidade de chuva. As precipitações de maio ficarão concentrada em poucos dias do mês, causadas pela passagem de frentes frias.

Em junho, é possível que as chuvas fiquem acima da média, ajudando a melhor a condição dos reservatórios e evitando a incidência de dias com temperaturas extremamente baixas.