Programa visa estimular crescimento e criação de startups no município - Foto: Divulgação
publicidade

Voltado a implementação de programas de apoio a projetos voltados a tecnologia e inovação, Mogi Guaçu contará em breve com o SMI (Sistema Municipal de Inovação), que teve sai criação autorizada pela Câmara Municipal no último dia 14.

Com a aprovação do projeto, a Prefeitura iniciará os trâmites necessários para que as secretarias municipais de Tecnologia e de Relações Institucionais e Desenvolvimento Econômico deem sequência à implantação.

O SMI guaçuano será composto por três frentes de trabalho: Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação, Fundo Municipal de Tecnologia e Inovação e Agência Guaçuana de Inovação.

De acordo com o secretário municipal de Tecnologia, Josimar Cerqueira, a intenção é aproveitar o potencial do segmento para fortalecer o desenvolvimento dos projetos locais gerando empregos, oportunidades e receitas. “Nossa meta é promover o desenvolvimento econômico, científico, social e ambiental, bem como a melhoria dos serviços públicos”, detalhou.

Além de fortalecer as inciativas já em curso, o apoio a novos projetos é um dos pilares do SMI. “Desta forma, teremos um polo digital de incentivo para que surjam empresas inovadoras que possam impactar positivamente em Mogi Guaçu, trazendo renda e investimentos para o município e região”, falou.

A seleção dos projetos apoiados será feita por meio de edital, com o objetivo de permitir a participação ampla dos empreendedores digitais. “Qualquer pessoa que tenha uma ideia ou uma startup – empresa com proposta inovadora –, poderá fazer parte, receber orientação e usar o polo, onde será desenvolvido um trabalho de mentoria e incubação”, explicou Cerqueira.