
Dentro das atividades comemorativas aos 142 anos do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o 1º Pelotão de Mogi Guaçu promoveu na manhã desta quinta-feira (10) uma ação educativa junto a população em geral do município.
Com a presença do caminhão auto bomba plataforma e diversos materiais utilizados nas rotinas das atividades desenvolvidas por seus integrantes, dois integrantes foram destacados para orientar crianças e adultos que circulavam pela área central sobre os riscos do incêndio doméstico e medidas preventivas para evitar acidentes com fogo nas residências.
Além do bate-papo, panfletos educativos foram entregues pelo Parque dos Ingás, Terminal Urbano e Praça do Recanto.
Segundo balanço da corporação, 285 cidadãos foram abordados e instruídos.
Além disso, a iniciativa teve como foco estreitar a relação junto à comunidade, especialmente às crianças, divulgando o telefone de emergência 193.
A criação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo está relacionada ao incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, na Capital, em fevereiro de 1880. O episódio causou consternação e levou a um discurso indignado do então deputado Ferreira Braga, que destacou a necessidade de uma cidade “tão rica quanto populosa” como São Paulo ter um corpo de bombeiros.
Então, em 10 de março de 1880, a Assembleia Legislativa provincial estabeleceu a Lei nº 6, que autorizava o Governo a organizar uma seção de bombeiros com 20 integrantes e a adquirir os equipamentos necessários ao cumprimento da missão.