Anúncio da retomada das cirurgias na unidade foi feito semana passada - Foto: GuaçuAgora
publicidade

De acordo com as manifestações da sua superintendência, o Hospital Municipal ‘Dr. Tabajara Ramos’ irá reativar as atividades de seu centro cirúrgico na sexta-feira (04).

O anúncio foi feito na última semana, depois que autoridades locais estiveram visitando o local que está a quase dois anos fechados, desde que os procedimentos eletivos foram suspensos em razão da pandemia da Covid-19.

Em razão do longo período de inatividade, uma série de ajustes estão sendo realizados, entre eles nova pintura, definições de salas cirúrgicas e padronização visual.

“De lá para cá, o centro cirúrgico ficou fechado, sendo utilizado o espaço para os pacientes em tratamento contra o coronavírus e, agora, estamos promovendo essa remodelação”, explicou o superintendente do HM, Wagner Cezaroni.

Neste primeiro momento, o local abrigará procedimentos como exames de endoscopia e colonoscopia, com demanda atual de 120 procedimentos por mês. A retomada das atividades será gradual.

A partir de abril, o centro cirúrgico volta a atender os serviços da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia). “Seriam as cirurgias oncológicas de mama, ginecológica, urológica e cirurgia geral. A gente está trabalhando bem acelerados, aproveitando a melhora do cenário na questão da pandemia”, detalhou Cezaroni.

Os pacientes que aguardam pelos procedimentos já estão sendo avisados sobre a retomada das atividades, pois muitos precisam de pré-operatório e avaliações, por exemplo. A previsão é que entre 200 e 250 procedimentos sejam realizados mensalmente na unidade.