O garoto Estevan Palhares, de 7 anos, foi a primeira criança guaçuana vacinada contra a Covid-19. A vacinação pediátrica em Mogi Guaçu teve sua largada nesta terça-feira (18) com a aplicação das doses no primeiro grupo que já havia efetuado o agendamento prévio.
O processo de imunização do público infantil teve sua largada na UBS (Unidade Básica de Saúde) Guaçu Mirim, em um ato que contou com a presença do prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania), do vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel (PSDB) e do secretário municipal de Saúde, Gildo Martinho de Araújo.
Stevan estava acompanhado da mãe, Angélica Palhares, que comemorou o fato de agora contar com 100% da família vacinada e se disse aliviada em razão dos problemas respiratórios do menino. “A gente perdeu mãe e tia com Covid-19 e o sentimento, agora, é de alívio e de emoção. Nunca tive receio em dar a vacina para ele, que tem asma, e tenho certeza de que ele vai ficar mais protegido. Tinha muito medo de ele pegar a doença e parar numa UTI”, ressaltou a mãe, emocionada.
O primeiro dia de vacinação infantil também atendeu a primeira parte das 261 crianças portadores de doenças pré-existentes e deficiências que realizaram o cadastro junto à Secretaria de Saúde.
A expectativa da pasta é abrir uma nova etapa de agendamento na próxima semana para ampliar a cobertura vacinal guaçuana entre as crianças com idade entre 5 e 11 anos.
“Nós nos reunimos diariamente e discutimos as ações para atingir o maior número de pessoas imunizadas. E com as crianças não está sendo diferente. No começo sempre tem o receio, mas a procura começa a aumentar com o passar dos dias. Agora estamos esperando nota técnica do Estado para que possamos organizar os próximos grupos a serem imunizados”, explicou o secretário de Saúde.
Falsetti compartilhou a emoção dos pais que levaram seus filhos para receber a primeira dose do imunizante e, na condição de pai de uma menina de 7 anos, crê que terá o mesmo sentimento quando puder levar sua filha para receber a vacina.
A vacina representa a esperança de que vamos vencer essa pandemia. Apesar do novo aumento dos casos, eles estão menos graves por conta da vacina. Eu, pai de uma menina de 7 anos, estou feliz de ver as crianças e os pais emocionados. Mesma emoção que vou sentir quando for trazer a minha filha”, disse o prefeito.